Redes Sociais

Política

Daniel Coelho sobre Oswaldo Eustáquio: “A prisão de um jornalista sempre preocupa”

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

Divulgação

A equipe do Conexão Política entrou em contato com o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE), que aparece em 1° lugar nas pesquisas eleitorais para a suceder vaga da prefeitura do Recife/PE.

Questionamos sobre o ocorrido com o jornalista Oswaldo Eustáquio, que foi preso em 26 de junho no âmbito da operação Lume, que ocorre no inquérito que investiga o financiamento de atos que pedem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional.

Oswaldo foi solto neste domingo (5), mas o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu medidas restritivas contra ele. Entre as medidas estão: proibição de aproximar-se a menos de 1 km da Praça dos Três Poderes ou das residências dos ministros do Supremo Tribunal Federal; proibição do uso das redes sociais; proibição de mobilizar, organizar ou integrar manifestações de cunho ofensivo a qualquer um dos Poderes da República, ou de seus integrantes; proibição de manter contato entre si e com as pessoas também denunciadas no caso pelo Ministério Público Federal; proibição de se ausentar do Distrito Federal, salvo prévia autorização judicial.

Situação preocupante

Para Daniel Coelho, medidas contra a liberdade de expressão, seja contra a população ou jornalistas, geram preocupação para o Estado Democrático de Direito.

“A prisão de um jornalista sempre preocupa. Não vejo justificativa para uma prisão sem julgamento com direito a contraditório”.

Ao falar das prisões arbitrárias contra apoiadores do presidente Bolsonaro, Daniel declarou:

“É muito triste tudo o que está acontecendo no Brasil.”

Contra PL2630

Líder nas pesquisas para a prefeitura do Recife/PE, Daniel Coelho tem sido um dos principais nomes na Câmara Federal a lutar contra o PL2630, conhecido como o PL das Fake News — um projeto de lei que, segundo a proposta, visa combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.

Diante disso, Daniel alega “que ao tentar impedir ‘fake news’, na prática, ameaça direitos fundamentais e estabelece censura.”

Para ele, “não há melhor combate às fake news do que a completa liberdade de expressão.”

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Professor, cristão, colunista, e redator. Amo ciências políticas, sou conservador e nordestino com orgulho.

alan correa criação de sites