A equipe do Conexão Política entrou em contato com o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE), que aparece em 1° lugar nas pesquisas eleitorais para a suceder vaga da prefeitura do Recife/PE.
Questionamos sobre o ocorrido com o jornalista Oswaldo Eustáquio, que foi preso em 26 de junho no âmbito da operação Lume, que ocorre no inquérito que investiga o financiamento de atos que pedem o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional.
Oswaldo foi solto neste domingo (5), mas o ministro Alexandre de Moraes estabeleceu medidas restritivas contra ele. Entre as medidas estão: proibição de aproximar-se a menos de 1 km da Praça dos Três Poderes ou das residências dos ministros do Supremo Tribunal Federal; proibição do uso das redes sociais; proibição de mobilizar, organizar ou integrar manifestações de cunho ofensivo a qualquer um dos Poderes da República, ou de seus integrantes; proibição de manter contato entre si e com as pessoas também denunciadas no caso pelo Ministério Público Federal; proibição de se ausentar do Distrito Federal, salvo prévia autorização judicial.
Situação preocupante
Para Daniel Coelho, medidas contra a liberdade de expressão, seja contra a população ou jornalistas, geram preocupação para o Estado Democrático de Direito.
“A prisão de um jornalista sempre preocupa. Não vejo justificativa para uma prisão sem julgamento com direito a contraditório”.
Ao falar das prisões arbitrárias contra apoiadores do presidente Bolsonaro, Daniel declarou:
“É muito triste tudo o que está acontecendo no Brasil.”
Contra PL2630
Líder nas pesquisas para a prefeitura do Recife/PE, Daniel Coelho tem sido um dos principais nomes na Câmara Federal a lutar contra o PL2630, conhecido como o PL das Fake News — um projeto de lei que, segundo a proposta, visa combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.
Diante disso, Daniel alega “que ao tentar impedir ‘fake news’, na prática, ameaça direitos fundamentais e estabelece censura.”
Para ele, “não há melhor combate às fake news do que a completa liberdade de expressão.”