O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou suspender nesta terça-feira, 13, os perfis da desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso.
A medida afeta as plataformas do Twitter e Instagram. É dito que Carmo difundiu postagens pró-manifestações de teor golpistas que questionam o resultado da eleição no país.
De acordo com Salomão, há indícios de que a atitude desembargadora viola normas disciplinares da magistratura.
Eis um dos conteúdos publicados:
— Copa a gente vê depois, 99% dos jogadores do Brasil vivem na Europa, o técnico é petista e a Globolixo é de esquerda, nossa Seleção verdadeira está na frente dos quartéis — escreveu a desembargadora na semana passada, com uma imagem da bandeira do Brasil.
A medida que suspender os perfis dela foi fundamentada no Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Marco Civil da Internet.
Conforme o corregedor nacional, a urgência no bloqueio de conteúdo visa prevenir novos ilícitos administrativos ou eleitorais por parte de Maria do Carmo.
— A diplomação dos eleitos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República ocorreu nesta data (12/12), sendo necessária a manutenção da harmonia institucional e social até a data da posse. A conduta da desembargadora federal segue em sentido oposto, o que é expressamente vedado em se tratando de magistrados em atividade — ausentou Luís Felipe Salomão em sua decisão.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.