O Jornal Nacional, da TV Globo, vai lançar a partir de 29 de agosto uma série de 23 episódios que vai falar sobre o impacto da Constituição Federal de 1988 no cotidiano dos brasileiros.
Chamada de ‘Brasil em Constituição’, a produção terá entrevistas exclusivas com integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo o atual presidente da Corte, ministro Luiz Fux.
Na gravação com Fux, o magistrado foi surpreendido por imagens recuperadas do arquivo da emissora que mostram o trabalho dele como então juiz eleitoral, em 1994, quando presidia a 25ª Zona Eleitoral no Rio de Janeiro (RJ).
Os vídeos de quase 30 anos atrás serão utilizados no episódio que vai falar sobre o voto e a evolução do sistema eleitoral no país. Em 1994, vale lembrar, os cidadãos ainda usavam cédulas de papel para votar nas eleições.
Na entrevista que concedeu ao Jornal Nacional, Luiz Fux defendeu a adoção das urnas eletrônicas, classificando o dispositivo um grande avanço para a democracia.
“Ela representou exatamente aquilo que a Constituição de 1988 prega, que é a rigidez do processo eleitoral. Todos que foram eleitos pela urna eletrônica têm hoje a legitimidade democrática que representou a vontade do povo brasileiro”, afirma o presidente do STF no vídeo.
Outros integrantes da Suprema Corte também participarão da série, incluindo Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, além do ex-ministro Carlos Ayres Britto.