O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), declarou nesta segunda-feira (5), após um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que “o combustível está acabando”. Essa declaração foi feita em resposta a uma pergunta sobre o apoio do Centrão ao governo federal.
“O governo precisa fazer, junto com seus líderes, o processo de arregimentação de uma base que se mostre cristalina. Hoje o governo tem contado com a boa vontade desses partidos que estão votando republicanamente. Esse combustível está acabando”. Essas declarações foram proferidas em uma entrevista à CNN Brasil.
Lula e Lira tiveram um café da manhã juntos no Palácio da Alvorada, após uma semana tumultuada e com direito a críticas de Rui Costa (PT), ministro-chefe da Casa Civil, em relação ao Distrito Federal, chamando-o de “ilha da fantasia”, o que gerou mais atritos entre o Executivo e Legislativo. O encontro entre os dois não foi agendado oficialmente pelo Palácio do Planalto e ocorreu de maneira discreta.
Durante uma conversa, segundo Lira, o petista indicou que atuará de forma mais efetiva na articulação e também planeja se reunir com líderes partidários no período da tarde. Para o presidente da Câmara, é necessário estabelecer com clareza quantos partidos fazem parte da base do governo, uma vez que, após seis meses de mandato, ainda não há um grupo consistente de apoio no Congresso.