Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou neste domingo (27) em Brasília (DF) para articular com lideranças partidárias e tentar destravar o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Estouro, que fura o teto de gastos a fim de cumprir promessas de campanha.
O petista permanecerá na capital federal pelo menos até sexta-feira (2). Nesse intervalo, é esperado Lula se encontre com os presidentes da Câmara e do Senado, nomeie os integrantes do grupo de trabalho (GT) da Defesa e comece a indicar quem serão seus futuros ministros.
Nesta segunda-feira (28) há uma reunião marcada com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), na sede do governo de transição. A partir de quarta (30), o petista passará a receber os relatórios com diagnósticos elaborados pelos 31 grupos que compõem a transição.
A maior preocupação do QG lulista tem sido a PEC do Estouro. A cúpula do PT defende extrapolar o teto de gastos em quase R$ 200 bilhões. Líderes do Centrão, no entanto, sinalizam que só devem apoiar a PEC com um valor próximo a R$ 80 bilhões acima do limite orçamentário.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.