O crescimento de André Fernandes (PL) no segundo turno das eleições em Fortaleza tem acionado o alerta vermelho do núcleo petista, especialmente com a adesão de adversários derrotados no primeiro turno, como Capitão Wagner (UNIÃO) e Eduardo Girão (NOVO), que declararam apoio ao candidato direitista.
Além disso, Roberto Cláudio, ex-prefeito da capital cearense, também se uniu a esse grupo, encorpando ainda mais a campanha de Fernandes. Outro ponto em favor do direitista é que ele tem liderado as pesquisas de intenção de voto.
O PDT e o atual prefeito, José Sarto, optaram por uma postura de neutralidade, o que, na prática, favorece o avanço de Fernandes. Mais um fator que tem impulsionado sua popularidade é o crescente apoio que ele tem recebido dos torcedores dos principais clubes de futebol da cidade, Ceará e Fortaleza. Os grupos têm entoado o jingle “Vozão/Leão Não Vota Leitão”, em oposição direta ao postulante petista.
Em resposta a esse mar azul, a campanha do PT traçou uma estratégia para tentar mudar o rumo da disputa. Nesta terça-feira (15), Evandro Leitão contará com o apoio de João Campos, prefeito reeleito de Recife e popularmente conhecido como “prefeito TikTok”.
A presença de Campos no palanque, em um ato marcado para acontecer na Praça Gentilândia às 18h, intitulado “Ato Político – Universidade, Cultura e Ciência, com Evandro, contra o fascismo”, será um termômetro para avaliar um melhora ou não da imagem de Leitão entre o eleitorado. No entanto, opositores acreditam que a tática não será suficiente para beneficiar o lulopetismo de uma maneira tão ampla e incisiva.