O ex-governador do Ceará e candidato derrotado no primeiro turno na disputa presidencial, Ciro Gomes (PDT), votou na manhã deste domingo (30) na Secretaria da Saúde do Ceará, em Fortaleza (CE). Ao conversar com a imprensa, garantiu que seguiu a orientação do partido. A sigla dele anunciou apoio à candidatura de Lula (PT), mas o petista não foi citado por Ciro Gomes neste domingo (30).
“Segui a orientação do partido, como eu sempre faço. Tenho um grande respeito e gratidão pelo PDT, especialmente por Carlos Lupi, e segui a orientação do partido”, declarou ao ser questionado sobre o voto.
Ciro Gomes não fez campanha para Lula no 2º turno e se limitou a gravar um vídeo depois do primeiro turno dizendo que “acompanha a orientação do PDT”. Por causa disso, foi alvo de críticas de apoiadores e simpatizantes do PT.
O ex-candidato evitou falar da relação com os irmãos, que ficaram divididos durante a campanha. O ex-ministro e senador Cid Gomes (PDT-CE), e Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral (CE), se engajaram na campanha do petista.
“Pois é, o céu está bonito, o sol amanheceu bonito. Vamos valorizar o que tem valor”, respondeu ele, perguntado sobre o posicionamento dos irmãos. Ciro garantiu que não participará de “nenhum dos dois governos, quem quer que seja eleito”.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.