Durante o debate na TV Globo nesta quinta (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou usar o candidato Ciro Gomes (PDT) como escada para falar de suas políticas de fomento à cultura e à educação.
Em resposta, acabou ouvindo o que não queria. Segundo o ex-governador do Ceará, o governo petista promoveu a “hiperconcentração de todo o dinheiro na mão de meia dúzia de produtores culturais de São Paulo e do Rio de Janeiro”.
Ciro continuou: “Banco ficar tendo cinema para tirar o dinheiro que devia pagar do imposto de renda e fomentar publicidade para ele e compatibilizar isso como se fosse fomento a cultura é mais uma dessas grandes fraudes, como o FIES”.
“Você se gaba do FIES, mas o FIES foi bilhões entregues a uma meia dúzia de conglomerados e faculdades sem regras, sem qualidade e sem controle. Empresários que ficaram bilionários, como Walfrido Mares-Guia, seu melhor amigo hoje. Eu que lhe apresentei. E aí a garotada toda endividada, começando a vida no débito e no crédito.”
Em resposta, o candidato do PT comentou sobre a sua recente reunião com a classe artística e prometeu transformar a cultura brasileira em algo que tenha “muita rentabilidade” e que gere empregos no país.