Em Fortaleza, Evandro Leitão (PT) saiu vitorioso nas eleições de 2024, conquistando 50,3% dos votos no estado. Mas foi no pequeno município de Ipaporanga que o Partido dos Trabalhadores (PT) cravou um feito ainda mais inusitado: a legenda não só venceu a disputa para prefeito como também assegurou a eleição do vice-prefeito e de todos os nove vereadores do município, formando uma gestão totalmente petista.
Com cerca de 11.937 habitantes e 8.731 eleitores, Ipaporanga fica na região do Sertão de Crateús, próximo à divisa com o Piauí. O atual prefeito, Amaro Pereira (PT), obteve uma votação esmagadora e foi reeleito com 91,96% dos votos válidos, somando 7.754 votos — o maior percentual entre todos os prefeitos cearenses eleitos neste ano.
Ao lado de Amaro, todos os vereadores que compõem a nova Câmara Municipal também são do PT, como Rosinha Portela, com 1.486 votos, e Elivelson Rodrigues, com 992 votos. Alguns desses vereadores, como Tintim Bonfim, Elicia de Paula e João Paulo, eram do PDT, mas se filiaram ao PT para concorrerem neste ano. O vice-prefeito, Cleoto Bezerra, também migrou do PDT para formar uma chapa pura petista com Amaro.
O resultado impregna o PT ainda mais em Ipaporanga, onde a popularidade do partido já se mostrava nas urnas em 2022, com Lula conquistando 80,96% dos votos no segundo turno presidencial.