Em um levantamento exclusivo a uma semana do Primeiro Turno, o Conexão Política, por meio da análise de dados atualizados e devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), traz uma projeção com a média de intenções de voto apontada pelos principais institutos de pesquisa nas eleições municipais deste ano.
Entre os institutos considerados estão AtlasIntel, Data ANF, Datafolha, DataTrends, FESPSP, Futura Inteligência, Gerp, Ipespe, Paraná Pesquisas, Quaest, Real Big Data, Simplex Consultoria, Veritá, Vox Brasil, entre outros. Embora essas pesquisas não ofereçam uma previsão definitiva dos resultados, elas capturam o cenário eleitoral do momento em que foram realizadas, baseadas nas metodologias de cada empresa.
Em várias regiões do país, alguns candidatos despontam com a possibilidade de vitória já no primeiro turno, que será realizado em 6 de outubro. O Conexão Política compilou as informações para identificar quais candidatos lideram nas capitais, considerando uma média final atualizada.
Ao todo, 13 candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro aparecem à frente nas pesquisas em suas respectivas capitais.
Por outro lado, os candidatos apoiados pelo presidente Lula lideram em três capitais, com chances de um deles terminar o primeiro turno em segundo lugar, devido à margem apertada. Já os candidatos independentes, que não contam com o apoio direto de Bolsonaro ou Lula, somam 10 líderes nas pesquisas.
Os candidatos foram agrupados em três categorias para facilitar a leitura dos dados: ala azul (apoiados por Jair Bolsonaro); ala vermelha (apoiados por Lula); e, por último, a ala amarela (nem-nem ou independentes, sem o apoio de ambos). Arraste para o lado e confira os números detalhados de cada capital!
***Correção: Mariana Carvalho, de Porto Velho, é filiada ao UNIÃO BRASIL, não ao MDB, como mostra o infográfico acima. Já Sebastião Melo, de Porto Alegre, é postulante do MDB, não UNIÃO BRASIL.