O youtuber Felipe Neto compartilhou nesta sexta-feira (5), em seu perfil no Twitter, uma imagem que viralizou nas redes sociais. Trata-se de uma captura de tela que mostra o buscador do Google sugerindo “Lula corrupção” quando se pesquisa por “Lula coroação”.
O mecanismo, que se baseia em termos agregados e no interesse público geral, costuma indicar o que pode corresponder a uma determinada associação de termos.
No entanto, para Felipe Neto, a sugestão do algoritmo é “inaceitável”. Ele cobrou uma posição do governo federal a respeito do assunto.
— Olá, Lula. O André Janones me avisou no privado e tive que abrir o Google pra acreditar. Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. “Coroação” não é uma palavra errada ou de rara pesquisa. Google dará explicações? Corrigirá? Sem o PL [2630] não são obrigados a nada — escreveu.
CP verificou
O Conexão Política testou o buscador, no intuito de confirmar a veracidade. Ao buscar o nome do petista junto da palavra ‘coroação’, a ferramenta do Google sugere: “você quis dizer: corrupção”.
Já com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), usando o mesmo termo, o resultado foi diferente. No buscador, quando é utilizado o mesmo termo. ele menciona “Bolsonaro coração”.
Reação
A postura do influenciador digital recebeu críticas. A economista e comentarista política Renata Barreto, por exemplo, disse que é “esse tipo de cara quer controlar a internet”.
— Felipe Neto quer explicações do Google pelo algoritmo sugerindo “corrupção” no lugar de “coroação”. Sim, claro, porque Lula e corrupção não tem nada a ver… Esse tipo de cara quer controlar a internet. É fácil perceber o motivo — reagiu ela no Twitter.
— O Felipe Neto simplesmente demonstrou como não entende nada de algoritmo e ainda acusou falsamente o Google de um suposto “erro” de má fé. Pois bem, Felipe, se essa PL fosse justa, seu tweet seria um dos primeiros a ir de comes e bebes — comentou outro usuário da plataforma.
O Conexão Política entrou em contato com o Google. No entanto, até o fechamento desta matéria, não havia sido feito nenhum pronunciamento. O espaço segue aberto para inserção de manifestação oficial.