O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que Brasil e Argentina precisam criar novas oportunidades de comércio e investimentos. Ele e o presidente argentino, Maurício Macri, se encontraram em Brasília, nesta quarta-feira (16), para debater interesses comuns.
Para Bolsonaro, o objetivo da cooperação deve ser gerar prosperidade e bem-estar para os dois países.
Durante a manhã, os dois chefes de Estado participaram de reuniões e, no início da tarde, seguiram para um almoço no Itamaraty.
Eles também fizeram uma declaração à imprensa na qual Bolsonaro classificou a agenda bilateral como muito rica.
Defesa da liberdade e da democracia
“Estamos comprovando, nas reuniões de hoje, nossa convergência de posições e nossa identidade de valores”, afirmou Bolsonaro.
“Que atuemos conjuntamente na defesa da liberdade e da democracia na nossa região”, disse.
O presidente do Brasil explicou ainda que durante as reuniões foram tratados temas como combate ao crime organizado, defesa, ciência e tecnologia, energia nuclear e dinamização do comércio.
“As reformas econômicas que o Brasil e Argentina estão levando adiante são fundamentais para o crescimento sustentado”, destacou.
Mercosul e Venezuela
Jair Bolsonaro afirmou ainda que o Mercosul precisa valorizar a tradição original do bloco, de abertura comercial, redução de barreiras e eliminação de burocracia. Os dois presidentes trataram também sobre a crise venezuelana.
“As conversas de hoje, com o presidente Macri, só fazem reforçar minha convicção de que o relacionamento entre o Brasil e a Argentina seguirá avançando no rumo certo”, afirmou Bolsonaro. “O rumo da democracia, da liberdade e da segurança e do desenvolvimento”, concluiu.