Ao Conexão Política, interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (PL) garantem que ele não participará da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro.
O atual chefe do Executivo federal analisou o cenário político atual e diz estar convicto de que não passará a faixa presidencial ao líder petista.
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), por sua vez, já deixou claro que não vislumbra tal possibilidade.
Conforme noticiamos, Mourão disse que não cabe a ele cumprir essa função.
— Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar — comentou, em entrevista recente concedida à imprensa.
O decreto 70.274, de 9 de março de 1972, que traz determinações sobre a cerimônia, o presidente eleito deve ser recebido à porta principal do Palácio do Planalto, pelo presidente cujo mandato findou. No entanto, mesmo constando essa norma, não há de fato uma obrigatoriedade do atual mandatário no comparecimento para a passagem da faixa.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.