O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou em entrevista ao O Globo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) talvez seja melhor como um cabo eleitoral do que candidato ao Palácio do Planalto em 2026.
Em sua fala, Lira disse que Bolsonaro “jogou fora” a possibilidade de conquistar um segundo mandato, quando perdeu a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, outro nome ligado à direita pode ter um desempenho melhor no próximo pleito.
“O eleitor de direita se posicionou no Brasil. Ninguém vai tirar essa herança dos quatro anos de Bolsonaro. Ele jogou fora a possibilidade de reeleição? Sem dúvidas. Outro nome de direita como Romeu Zema, Tarcísio de Freitas ou Ratinho Jr. vai desperdiçar essa chance e errar tanto? Então, talvez Bolsonaro seja melhor cabo eleitoral do que candidato”, declarou Arthur Lira.
Questionado sobre como tem sido a relação com o governo Lula, respondeu que tem agido como um “aliado” do petista e que não vai “sacanear” o Executivo federal.
“Eu poderia ter sido eleito presidente da Câmara sem o PT, mas aceitei o apoio e não vou sacanear o governo. Não vou trabalhar contra nem atuar deliberadamente para prejudicar”, completou.
Ainda segundo o presidente da Câmara, pautas como plano fiscal e reforma tributária terão sua ajuda para tramitarem com mais facilidade. Entretanto, revisões do Marco do Saneamento e pautas estatizantes não serão aceitas pelos parlamentares da Casa.