O advogado e ex-secretário de Comunicação do governo federal, Fabio Wajngarten, anunciou nesta quarta-feira (6) que os bolsonaristas estão considerando a possibilidade de romper com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), do Centrão, e lançar seu próprio candidato à prefeitura de São Paulo em 2024.
Wajngarten citou a falta de reciprocidade e as declarações recentes de Nunes, que não teriam valorizado o ex-mandatário e seu capital político. “Diante da falta de reciprocidade e das falas do prefeito que não valorizam o presidente Bolsonaro e seu capital político, nosso grupo passou a reavaliar a aliança e a possibilidade de lançar um candidato na capital”, disse ele à CNN Brasil.
A situação se deteriorou após um comentário de Nunes durante uma palestra na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde ele teria negado qualquer proximidade com Bolsonaro ou Lula. “Eu? Do lado do Bolsonaro?”, ironizou o prefeito após um questionamento de uma universitária.
Wajngarten reagiu nas redes sociais, afirmando que ninguém conseguirá conquistar o eleitorado bolsonarista e afastar Bolsonaro. Ele também comentou que a era de alianças sem compromisso acabou. “Ninguém, repito, ninguém, se apropriará dos votos bolsonaristas e deixará Bolsonaro distante. A era dos gafanhotos acabou. Fica a dica”, escreveu.
Inicialmente, Wajngarten estava entre os nomes considerados para a candidatura a vice-prefeito na chapa de Nunes, mas seu nome perdeu força quando o próprio PL começou a sugerir a ex-prefeita Marta Suplicy (sem partido) para o cargo, ela que atualmente é secretária de Relações Internacionais da Prefeitura.