O cofundador da Microsoft, Bill Gates, manifestou surpresa com a mudança política de líderes do setor de tecnologia em direção à direita. Em entrevista à revista Veja e a veículos internacionais, o bilionário destacou a aproximação de figuras como Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (X, Tesla e SpaceX) com o ex-presidente Donald Trump durante a campanha presidencial dos Estados Unidos.
“A guinada à direita do mundo tech me surpreendeu”, declarou Gates, que se identifica politicamente como centro-esquerda e é defensor de um sistema tributário progressivo.
Mudança no cenário político do setor de tecnologia
Gates observou que, anos atrás, apenas nomes como Peter Thiel, cofundador do PayPal, manifestavam posições políticas conservadoras no setor. Na época, a maioria dos líderes de big techs se alinhava à esquerda ou centro-esquerda.
O bilionário destacou que o setor tecnológico tem se aproximado cada vez mais da direita, especialmente após a vitória de Trump, o que contrasta com o histórico progressista da indústria de tecnologia.
Bill Gates comenta relação com Elon Musk
Ao falar sobre Elon Musk, Gates revelou uma relação de altos e baixos com o bilionário:
“Musk foi bom comigo em alguns momentos e mau em outros”, disse Gates. “Já conversamos sobre filantropia, e não teria problema em trabalhar com ele. É brilhante, rico e influente.”
O empresário relatou que, em um encontro realizado em Mar-a-Lago, na Flórida, após o Natal, esperava encontrar Musk, mas o dono do X não compareceu.
“Por causa da Gates Foundation, mantenho contato com qualquer governo, republicano ou democrata”, explicou o cofundador da Microsoft, justificando sua presença na residência do presidente dos EUA.
A fala de Gates reflete um novo cenário político no setor de tecnologia, onde o pragmatismo empresarial parece estar redefinindo as relações com o poder político nos Estados Unidos.