Na semana passada, o Conexão Política noticiou o papel vitorioso da senadora Tereza Cristina (PP-MS) nas articulações políticas de Mato Grosso do Sul, especialmente com a eleição de Adriane Lopes (PP) na prefeitura de Campo Grande.
Agora, o foco dela se volta para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, prevista para o início de 2025, onde a ex-ministra da Agricultura também buscará exercer seu capital político.
Nos bastidores, paralelamente, já começaram a surgir discussões sobre as eleições nacionais de 2026, com uma possível aposta do PP e de Tereza: lançar o deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) ao Senado.
Vale lembrar que, em 2026, cada estado do país escolherá dois senadores para um mandato de 8 anos.
Ovando, reeleito deputado em 2022, vem se destacando com pautas conservadoras em Brasília e tem se mostrado um aliado ao projeto de Tereza no estado, o que fez com que passasse a ser cotado como um dos nomes ao Senado no próximo pleito.
A título de exemplo, ele foi o único deputado a apoiar abertamente Adriane Lopes desde o início de sua campanha pela reeleição, tendo acompanhado a senadora em inúmeras reuniões pela cidade e em encontros com o eleitorado conservador, além de participar das articulações.
Com uma trajetória ligada à fé evangélica e aos 75 anos, Dr. Luiz Ovando se apresenta nas redes sociais como “conservador, defensor da vida, família e liberdade”.
Nos últimos anos, o congressista aumentou seu espaço entre grupos conservadores locais, ao mesmo tempo em que fortaleceu sua posição dentro do partido, inclusive junto a lideranças nacionais, como o atual presidente do PP, Ciro Nogueira.