Um dos alvos das manifestações de rua no próximo domingo, 25/08, é o Supremo Tribunal Federal (STF).
Neste contexto, o Conexão Política ressalta que, no dia 25 de maio deste ano, durante uma palestra nos Estados Unidos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso concordou que a corte está sob ataque e vive um momento de descrédito.
Segundo Barroso, a reação é motivada pelo obstáculo no combate à corrupção no Brasil por parte de alguns ministros da Corte.
Ele fez questão de enfatizar que a sociedade tem enxergado que o STF tem atuado para defender a elite corrupta do país e que, por isso, tem perdido confiança e credibilidade.
“A pergunta que me faço frequentemente é por que o STF está sob ataque, por que está sofrendo esse momento de descrédito. Bem, o que acho que está acontecendo é que há uma percepção em grande parte da sociedade e da imprensa brasileira de que o STF é um obstáculo na luta contra a corrupção no Brasil”, afirmou o ministro durante palestra na Universidade de Columbia, em Nova York.
“Eles sentem que o Supremo frequentemente protege a elite corrupta”, disse.
E completou:
[Alguns ministros] “mostram mais raiva de procuradores e juízes que estão fazendo um bom trabalho do que de criminosos que saquearam o país”.