O deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE) encaminhou à Câmara um projeto de lei para proibir o que ele chama de “uso político” de símbolos do país, como a bandeira do Brasil e o hino nacional.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é poupar os símbolos de “banalização, do desgaste desnecessário”. Ele é um dos integrantes da equipe de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
O petista alega, entre outras coisas, que a proibição da “manipulação política” da bandeira seja aplicada a todos os partidos, independente do espectro.
— É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas, até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira — sustenta Márcio Macedo.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.