Deputados e senadores estão organizando uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (26), em defesa do “Estado Democrático de Direito” e em memória de Cleriston Pereira, um dos réus do 8 de janeiro, que faleceu na última segunda-feira (20) no presídio em Brasília.
De acordo com os parlamentares, o protesto também visa apoiar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que está sendo acusado pela oposição de ser o principal responsável pela morte de Cleriston por não ter analisado o pedido de liberdade provisória antes do óbito.
Em um dos vídeos que circula na internet, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convoca os brasileiros a participarem do evento na Avenida Paulista. A manifestação terá início às 14h.
Líderes religiosos, como o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus (ADVEC), também informou que vai aderir aos atos.
Na quarta-feira (22), parlamentares, advogados e familiares de detentos do 8 de janeiro realizaram um ato na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em solidariedade à morte de Clezão e em busca de justiça.
Durante o evento, críticas foram direcionadas ao que chamaram de ‘inércia e omissão’ do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos do 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF), e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por não dar prosseguimentos aos pedidos de impeachment contra magistrado da Corte.