Sob a pressão do PT para a escolha de um vice, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem tomado medidas para ter mais liberdade na seleção de seu companheiro de chapa na disputa pela reeleição em outubro.
Nesta última terça-feira (4), Campos declarou a retirada da candidatura do PSB em Olinda, cidade vizinha a Recife, e anunciou seu apoio ao vereador Vinicius Castello (PT), em vez da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB).
Outro sinal de aproximação com o PT é o apoio do PSB ao petista Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes, a segunda maior cidade de Pernambuco.
Para a vice-prefeitura de Recife, o nome que ganha força é o de Victor Marques, ex-chefe de gabinete de Campos, que recentemente se filiou ao PCdoB. Segundo apuração da CNN, Campos já teria informado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que essa é sua preferência para o cargo de vice. O petista, por sua vez, garante que o PT apoiará Campos, independentemente de o partido indicar o vice.
No entanto, a confirmação desse apoio só deve ocorrer próximo ao limite das convenções partidárias, em 5 de agosto. Em meio a essa articulação, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, visitará Pernambuco nesta quinta-feira (27) para discutir o assunto diretamente com Campos.