A confirmação do deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como substituto de Daniela Carneiro no Ministério do Turismo marcará a entrada efetiva do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no alto escalão do governo federal.
Isso porque membros do partido de Sabino e colegas do seu estado descrevem-no como um parlamentar muito mais alinhado a Lira do que ao seu próprio partido, o União Brasil, sendo reconhecido por cumprir fielmente as missões dadas pelo chefe da Câmara.
Sabino foi um dos apoiadores fervorosos da candidatura de Lira à presidência da Câmara em 2021, indo contra a posição de seu então partido, o PSDB, que apoiou Baleia Rossi (MDB).
Desde então, ele assumiu papéis de destaque por indicação de Lira, como a relatoria da reforma das regras do Imposto de Renda em 2021 e a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso em 2022.
Nessa última função, foi um dos principais colaboradores de Lira na gestão e distribuição das chamadas emendas de relator, RP9, um importante instrumento utilizado pelo presidente da Câmara para garantir apoio ao seu grupo político e ao governo de Jair Bolsonaro (PL) na época.