Na noite desta terça-feira (13), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), compareceu a uma festa de aniversário organizada por Guiomar Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes, atual decano do STF. O evento, realizado em uma mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília, reuniu diversos ministros da Corte e do governo Lula, segundo informações do site Metrópoles.
A presença de Moraes no evento ocorreu poucas horas após a publicação de uma reportagem da Folha de S. Paulo, que apontou o uso não oficial de um setor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para embasar decisões contra bolsonaristas em um inquérito conduzido por ele no STF. A reportagem revelou trocas de mensagens entre Moraes e seus assessores, sugerindo que o gabinete do ministro teria utilizado de maneira extraoficial o setor de combate à desinformação do TSE.
Apesar da gravidade apontada na matéria, Moraes compareceu à festa, onde, segundo relatos, se mostrou ‘bem-humorado’ e ‘tranquilo’. A comemoração contou com a presença de vários ministros do STF, incluindo Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.
Além dos ministros do STF, a festa também teve a presença de figuras do governo Lula, como Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Ricardo Lewandowski (Justiça), e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União). Outros notáveis presentes incluíram Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Reynaldo da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A celebração, que ocorreu na residência dos Mendes, adentrou a madrugada.