O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu mais um equívoco. Enquanto plantava uma oliveira na Embaixada da Palestina (BSB), o petista perguntou para o embaixador palestino Ibrahim Alzeben quanto tempo demoraria para poder nascer uvas. A árvore, porém, dá azeitonas.
Durante a cerimônia, o embaixador alegou que Lula estava “plantando esperança para o povo palestino”. Após terminar o plantio, Lula perguntou a Alzeben quanto tempo demoraria para dar uma uva, se corrigindo logo depois. “Vou voltar aqui… quanto tempo demora para dar uma uva… azeitona”. Alzeben respondeu que levaria oito anos até que a planta desse frutos.
O encontro na Embaixada da Palestina ocorreu no último dia 8. A gafe, no entanto, viralizou nas redes sociais apenas nesta sexta-feira, 16.
A oliveira é uma árvore simbólica para as três principais religiões monoteístas. Os islâmicos a consideram a “árvore da vida”. Os cristãos classificam como referência para sentimentos de esperança e reconciliação, local também marcado pelas andanças de Jesus Cristo. Já os judeus, entendem que a planta está relacionada ao Monte das Oliveiras, local sagrado frequentado por profetas.