A Câmara dos Deputados acaba de abrir a sessão que decide, nesta segunda-feira (1º), quem será o novo presidente pelos próximos dois anos.
A eleição do novo comandante da Casa também marca a abertura do ano para o Poder Legislativo.
Disputam o cargo os seguintes parlamentares: Arthur Lira (PP), Baleia Rossi (MDB), André Janones (Avante), Alexandre Frota (PSDB), Fábio Ramalho (MDB), General Pertenelli (PSL), Kim Kataguiri (DEM), Luiza Erundina (PSOL) e Marcel Van Hattem (NOVO).
Arthur Lira e Baleia Rossi polarizam a disputa. O primeiro é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Integram o bloco de Lira os seguintes partidos: PSL, PP, PSD, PL, Republicanos, Podemos, PTB, Patriota, PSC, Pros e Avante.
O processo de votação será presencial e secreto, com 21 urnas eletrônicas distribuídas pelo Plenário e pelos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares.
Iniciado o processo de votação, cada urna receberá até cinco deputados por vez, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento. Cada parlamentar registrará os 11 votos de uma só vez na urna eletrônica.
A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa da maioria absoluta dos votantes em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, são apurados os votos dos demais integrantes da Mesa.