A advogada Bruna Mendes dos Santos Morato, que ficou conhecida nacionalmente após prestar depoimento na CPI da Pandemia, foi condenada pela Justiça a pagar R$ 300 mil por danos morais à operadora de saúde Prevent Senior. No Senado ela fez declarações sem apresentar provas e acusou a empresa de submeter pacientes internados com covid a supostos “experimentos com remédios sem eficácia comprovada”.
O suposto “experimento” envolveria, por exemplo, a hidroxicloroquina. Na época, a advogada era representante de médicos que tinham se desligado da Prevent Senior. No colegiado, ela afirmou que os diretores eram “criminosos”, atuando como “milícias” e “máfias”.
Ainda segundo ele, a operadora participava de uma “trama macabra” que tirava “a oportunidade que essas pessoas [doentes ou internados com covid] tinham de sobreviver”. Ao atuar na defesa dos profissionais na área trabalhista, argumentou que a empresa perseguia e ameaçava seus funcionários.
Sentença
O juiz Gustavo Coube de Carvalho, da 5ª Vara Cível de São Paulo, sustentou que, “ao dizer publicamente que a autora [Prevent Senior] ‘persegue’ e ‘ameaça’ seus profissionais, e que seus diretores são ‘criminosos’ que atuam como ‘milícias’ e como ‘máfias’, com participação em ‘trama macabra’ que teria tirado ‘a oportunidade que essas pessoas tinham de sobrevier’, a ré atribuiu à empresa condutas infamantes e definidas como crime”.
O magistrado enquadrou as acusações da advogada como assassinato de reputações. “A ré mostrou-se ilícita e pode ser qualificada como tentativa de assassinato de reputação de empresa de grande porte”, e concluiu que “o dano moral daí advindo é evidente, além de demonstrado pela grande repercussão, na imprensa e mídias sociais, das ofensas e acusações propaladas”. A decisão cabe recurso.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.