A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou que o Governo Federal investirá, até o final do ano, R$ 3,96 bilhões em apoio à população idosa.
A iniciativa, que será dividida nos eixos Saúde e Assistência Social, compõe uma nova etapa do plano de contingência para pessoas vulneráveis durante a pandemia causada pela Covid-19.
Parte do montante já foi utilizado na aquisição de 75 milhões de doses para a campanha de vacinação de 2020 e na divulgação de orientações de higiene e cuidado para gestores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e de 6,2 mil instituições de acolhimento, de atendimento, de assistência e de prestação de serviços a pessoas idosas.
De acordo com a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), cerca de 30 milhões de idosos já foram imunizados contra a gripe.
Ela destacou a importância da instituição de conselhos de direitos da pessoa idosa nos municípios. “A gente deve muito a esses conselhos o sucesso da campanha de vacinação da pessoa idosa”, disse.