O futebol é a grande paixão dos brasileiros. Isso é um fato. Mas, quando chega o ano de Copa do Mundo, as pessoas entram em clima de vibração coletiva, aumentando ainda mais os ares festivos em torno deste ajuntamento global.
O sentimento arrebatador é alimentando ainda mais quando os melhores nomes de diferentes times ao redor do planeta são convocados para se unirem e jogarem pelo seu país — levando consigo a torcida de toda uma nação.
O mês da Copa chegou. A menos de 20 dias para o início do maior espetáculo do futebol, a magia verde, azul, amarela e branca começa a incendiar o coração dos brasileiros.
Para celebrar este período festivo, a Brasil Paralelo vai lançar seu primeiro original sobre o mundo futebolístico. A Camisa Mais Pesada do Mundo será a nova produção da empresa, que já é a maior produtora de documentários do país.
Em alguns trechos já divulgados, o diretor Diego Rosa revela detalhes do documentário. De acordo com ele, a promessa de um filho para o pai virou realidade neste projeto inovador da Brasil Paralelo.
Diego é jornalista, entrevistador, roteirista e diretor de documentários da BP. Sua história de vida mostra como o esporte é também a realização de um sonho. Ele e seu pai, Laerce Rosa, colecionam histórias dos jogos do Flamengo que assistiram juntos ao longo de décadas.
O futebol sempre foi o que mais conectava os dois. Esse sentimento comum foi o que, no início da faculdade, fez com que uma promessa surgisse:
— Não sei se vou trabalhar com esporte, mas algum dia eu vou fazer alguma coisa com futebol e eu vou gravar com o Zico e vou te levar para conhecê-lo. Eu prometi isso para ele há alguns anos, antes de entrar na faculdade. Foi aquela promessa de coração — disse Diego ao pai, sem ter noção de que o sonho de fato se concretizaria anos depois.
— Poder proporcionar isso para ele, devolver um pouco desse amor… esse documentário é muito especial para mim — relata.
Não é só esporte
Ao comentar o propósito do documentário, Rosa deixa claro que o futebol é muito mais que um esporte. — Este documentário é muito especial. Gosto pelo futebol não é só pelo esporte, o 11 contra 11, gols… é justamente porque o futebol é aquilo que mais nos conecta com as pessoas – assim como tudo isso me conecta com o meu pai — descreve.
— A produção inédita da BP não é apenas sobre futebol em si, de analisar táticas e de falar quem tem a melhor seleção, mas de resgatar um sentimento de pertencimento que os brasileiros sempre tiveram, um afeto que é herança de pai para filho. Uma coisa que une famílias e conecta amigos — acrescenta.
Para Diego Rosa, a novidade da BP sobre o assunto é uma boa oportunidade de resgatar a união do país em torno de uma camisa que é um símbolo brasileiro.
— Lá fora, somos reconhecidos por essas cores, pelos diversos destaques que nossos atletas tem no mundo inteiro. Uma frase que o Rica Perrone falou em entrevista descreve bem essa situação: “os países geralmente têm bandeiras, o nosso tem uma camisa”. Por isso, essa obra audiovisual se faz tão necessária — finaliza o diretor.
A Camisa Mais Pesada do Mundo estreia dia 20 de novembro no streaming da Brasil Paralelo.
No mesmo dia, a empresa vai promover um evento online e gratuito no YouTube sobre o tema.
Sob o slogan “aperte o play sem medo”, a Brasil Paralelo se apresenta como uma alternativa ao consumidor insatisfeito com a imposição de ideologias em filmes, desenhos e documentários.
Ao tornar-se membro, cada novo assinante passa a obter conteúdos exclusivos e ajuda na manutenção da independência da empresa midiática, que não aceita dinheiro público.
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.