Na manhã desta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma transmissão ao vivo em todas as suas redes sociais, em uma estratégia de comunicação inspirada na forma adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O objetivo é readaptar o formato das transmissões online, buscando uma maior interação com o público.
Ainda não há confirmação sobre a frequência e o formato do programa, que provavelmente se chamará “Conversa com o presidente”.
Sem adesão expressiva
Os números iniciais do vídeo do pronunciamento de Lula no YouTube foram relativamente baixos, com pouco mais de 20 mil visualizações após a transmissão ser disponibilizada na plataforma. No Facebook, com 1h de publicação, o post da live registrava apenas 5 mil curtidas.
Em comparação, Bolsonaro costumava atrair um público expressivo em todas as plataformas, com médias superiores a 200 mil espectadores por semana em suas lives semanais às quintas-feiras.
O ex-mandatário alcançava, em momentos diversos, números que ultrapassavam meio milhão de espectadores em tempo real, e em algumas ocasiões até mesmo 1 milhão. Já Lula, no entanto, não chegou perto desse feito em sua estreia.