A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) lançou na sexta-feira (12) um pacote de R$ 348 milhões que representa o maior investimento em cultura nos últimos anos.
O programa foi desenhado a partir das demandas dos artistas e da população em geral, e tem como pilares os bairros e a democratização dos investimentos, afirma o Executivo municipal.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse, ao lançar o programa, que “a cultura mais uma vez mostrou a sua força, a sua capacidade de mobilização, a enorme capacidade de produção de cultura dessa cidade”.
“Quando as pessoas falam em outro lugar como a nossa cidade é sexy, é pela produção cultural que nós temos aqui no Rio de Janeiro. Ela foi construída pela beleza cultural, mas também pela produção cultural de nossa gente. Viva a cultura carioca, viva a democracia. Viva o Brasil”, declarou ele.
Já o secretário de Cultura do município, Marcelo Calero, afirmou que a cultura tem a ver com a identidade da cidade e também “é um setor de desenvolvimento social, gera emprego, gera renda, é a cara do Rio”.
Grande parte dos recursos, cerca de R$ 262 milhões, mais de 80% do total, virá de fontes próprias da prefeitura. O Plano Viva a Cultura Carioca conta, também, com recursos oriundos dos repasses federais da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc.