Até o presente momento, cerca de dez deputados federais tiveram suas redes sociais suspensas após decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na lista, há deputados que estão em exercício, além de nomes que foram eleitos no pleito de outubro deste ano.
O primeiro parlamentar a ser alvo de derrubada completa foi o deputado federal Daniel Silveira (PL-RJ). Ele perdeu suas redes sociais em fevereiro de 2021, logo depois de divulgar uma publicação com ofensas a ministros do STF e apoiar uma intervenção militar no país.
Na sequência, o alvo da vez foi Otoni de Paula (MDB-RJ). De acordo com Moraes, ele é apoiador do que o magistrado chamada de “atos antidemocráticos”.
Além dos dois citados acima, há outros oito parlamentares censurados. Todos eles são do espectro político de direita e apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL). Eis a lista:
- Daniel Silveira (PL-RJ);
- Otoni de Paula (MDB-RJ);
- Carla Zambelli (PL-SP);
- Nikolas Ferreira (PL-MG);
- Coronel Tadeu (PL-SP);
- José Medeiros (PL-RN);
- Major Vitor Hugo (PL-GO);
- Gustavo Gayer (PL-GO);
- Bia Kicis (PL-DF);
- Cabo Junio Amaral (PL-MG)
Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.