Redes Sociais

Canadá

Uso de maconha entre jovens sobe no Canadá após legalização

Mais jovens estão fumando maconha no Canadá após a legalização, de acordo com um recente estudo federal.

Redação

Publicado

em

Reprodução / Internet

O consumo de maconha entre as pessoas de 15 a 24 anos no Canadá aumentou em 27% durante o primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018, mostrou o National Cannabis Survey, publicado na quinta-feira. Entre esse grupo, aproximadamente 10% relataram o uso da droga diariamente ou quase diariamente.

“É impressionante o que aconteceu em um período tão curto de tempo”, disse o Dr. Kevin Sabet, presidente da Smart Approaches to Marijuana, em um comunicado à imprensa.

No geral, cerca de 30% dos jovens entre 15 e 24 relataram usar maconha.

Além disso, o número de usuários iniciantes quase dobrou no mesmo período. Cerca de 646 mil canadenses relataram ter experimentado maconha pela primeira vez entre janeiro e março, ante 327 mil nos mesmos meses de 2018.

“Uma duplicação do uso pela primeira vez da maconha, que é altamente viciante, e um aumento no uso entre os jovens. Isso é incrivelmente preocupante com as implicações que ela tem na saúde mental”, disse Sabet.

O NCS coletou dados trimestrais sobre o uso de maconha desde 2018. Ele foi projetado para monitorar o consumo de maconha e os comportamentos relacionados antes e depois da legalização da maconha recreativa em outubro.

Quase metade dos canadenses disse acreditar que os usuários de maconha não deveriam dirigir um veículo dentro de três horas de uso.

Mas o estudo mostrou que os usuários diários ou quase diários são mais propensos a acreditar que é seguro dirigir dentro de três horas de consumo.

No geral, 15 por cento dos usuários de maconha admitiram dirigir dentro de duas horas de consumo, segundo dados combinados do quarto trimestre de 2018 e do primeiro trimestre de 2019. Desses, 20 por cento disseram que também consumiam álcool ao mesmo tempo.

57 por cento daqueles que disseram que dirigem dentro de duas horas depois de usar a droga também relataram andar como passageiro, com alguém que consumiu a droga dentro de duas horas.

Entre os jovens de 15 a 24 anos, 4% ou 1,1 milhão admitiram que estavam em um carro operado pelo motorista que usara maconha nas duas horas anteriores.

Cerca de 500.000 ou 13 por cento dos trabalhadores canadenses disseram que usaram a droga antes ou durante o dia de trabalho.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

alan correa criação de sites