Redes Sociais

Mundo

Um morto e dez feridos em um ataque brutal com espada em faculdade na Finlândia

Thaís Garcia

Publicado

em

Um morto e dez feridos em um ataque brutal com espada em faculdade na Finlândia 19
Imagem: Colagem/Helsingin Poliisi

Uma pessoa foi morta e outras dez foram feridas, depois que um estudante levou uma espada a uma faculdade em Kuopio, na Finlândia, e começou a atacar pessoas, segundo a BBC.

De acordo com a polícia, quando chegaram à cena do crime, o agressor, considerado ‘cidadão finlandês nativo’, estava carregando um sabre – um tipo de espada com uma lâmina curvada – e uma arma de fogo. A polícia então, atirou para subjugar o agressor.

Um morto e dez feridos em um ataque brutal com espada em faculdade na Finlândia 20

Um sabre de guerra. O sabre é um tipo de espada com uma lâmina curvada, normalmente associada com a cavalaria leve entre os séculos XVI e XIX, se popularizando durante a Guerras Napoleônicas. Foto: CC BY-SA 3.0 fr.

Ataque
A faculdade, localizada em um shopping, tem cerca de 600 estudantes e 40 funcionários, mas as autoridades disseram que não está claro quantos estavam no local, no momento do ataque. A maioria dos estudantes está no final da adolescência, mas a faculdade de Savo também tem alunos mais velhos.

Uma mulher contou à mídia finlandesa como havia ajudado uma professora que sofreu um ferimento profundo na mão, quando foi atacada pelo agressor.

“Enquanto eu ajudava a professora, comecei a ouvir outros pedidos de ajuda … estudantes estavam correndo”, disse ela ao canal de televisão finlandês MTV.

O suspeito entrou na sala de aula, tirou uma espada da bolsa e atacou a professora, segundo o site de notícias de Iltahlehti. Enquanto ela tentava fugir, os alunos jogaram cadeiras no agressor, na tentativa de escapar e alguns ficaram feridos.

Vítimas
Entre os feridos estavam o agressor e um policial. A vítima morta é uma mulher. A BBC relata que os feridos no ataque tinham entre 15 e 50 anos.

O diretor médico do Hospital Universitário de Kuopio, Heikki Miettinen, onde as vítimas foram tratadas, disse que, embora as vítimas tenham sofrido diferentes tipos de cortes com severidade, nenhuma delas apresentava risco de vida.

Motivo
O motivo do ataque ainda não foi determinado. No entanto, a BBC afirmou que a primeira pessoa que o agressor atacou com a espada, foi um professor da faculdade.

Em resposta ao ataque, o primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne, se manifestou no Twitter.

“A violência no Savo Vocational College em Kuopio é chocante e completamente inaceitável. Conversei com o diretor-geral de polícia e o governo está monitorando a situação de perto. Em meu nome e de todo o governo, estendo minhas condolências a todos os parentes”, disse o primeiro-ministro finlandês.

A ministra da Justiça finlandesa, Anna-Maja Henriksson, também comentou o ataque perturbador.

“Eu condeno veementemente os atos chocantes de violência que ocorreram em Kuopio. Minhas condolências aos parentes. Força para todos os feridos, seus parentes, estudantes e funcionários do Colégio Profissional e todos os residentes de Kuopio”, disse a ministra.

Outro ataque
O ataque à espada ocorre dois anos depois que um imigrante do Marrocos, Abderrahman Bouanane, terrorista do Estado Islâmico, cometeu um ataque em Turku, esfaqueando várias pessoas, deixando 2 mortos e 8 feridos.

Um morto e dez feridos em um ataque brutal com espada em faculdade na Finlândia 21

O marroquino Abderrahman Bouanane, terrorista do Estado Islâmico, que realizou o ataque de Turku na Finlândia em 2017. Foto: Master Strategist.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites