Redes Sociais

Israel

Um assentamento israelense nas colinas de Golan será chamado de “Trump”

Redação

Publicado

em

Um assentamento israelense nas colinas de Golan será chamado de "Trump" 19
As colinas de Golan / Imagem: Reprodução, Moriah International Center

Segundo informações do Le Figaro, Benjamin Netanyahu anunciou que um assentamento israelense nas colinas ocupadas de Golan levaria o nome do presidente dos EUA, Donald Trump, para agradecer o mesmo por reconhecer a soberania do Estado judeu sobre a parte do território sírio anexada por Israel.

Ao visitar a área com sua família por ocasião do feriado da Páscoa judaica, o primeiro-ministro israelense disse em uma mensagem em vídeo que em breve apresentará esta resolução ao governo. “Todos os israelenses ficaram profundamente comovidos quando o presidente Trump tomou a decisão histórica de reconhecer a soberania de Israel nas colinas de Golan”, disse ele.

O presidente dos EUA rompeu com o consenso internacional quando reconheceu, em 25 de março, a soberania de Israel sobre a área de Golan da Síria capturada durante a Guerra dos Seis Dias de 1967.

A decisão do presidente dos EUA veio apenas duas semanas antes das eleições israelenses, após as quais Netanyahu ganhou um quinto mandato. Desde que assumiu o cargo, Donald Trump adotou uma política de apoio infalível ao Estado judeu. Reconheceu unilateralmente Jerusalém como a capital de Israel, enquanto os palestinos querem fazer Jerusalém Oriental, ocupada e anexada pelo Estado judeu desde 1967, a capital do estado que eles aspiram.

Israel anexou 1.200 quilômetros quadrados do Golã em 1981, uma anexação que nunca foi reconhecida pela comunidade internacional. Cerca de 18.000 sírios pertencentes à comunidade drusa — a maioria dos quais se recusa a cidadania israelense — permanecem no Golan ocupado, onde cerca de 20.000 colonos israelenses se estabeleceram em 33 assentamentos.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites