Redes Sociais

Suécia

Cidade da Suécia exige pagamento de licença para poder mendigar nas ruas

Davy Albuquerque

Publicado

em

Cidade da Suécia exige pagamento de licença para poder mendigar nas ruas
DR

A cidade da Suécia de Eskilstuna, ao oeste de Estocolmo, se transformou na primeira do país a exigir o pagamento de uma licença para poder pedir dinheiro nas ruas, uma medida destinada a acabar com a mendigagem.

As pessoas que quiserem mendigar em Eskilstuna, um município com cerca de 100 mil habitantes, devem solicitar a partir deste mês, através da internet ou em uma delegacia, uma permissão que custa 250 coroas suecas (cerca de R$ 100) e será válida por três meses, além de mostrar um documento de identidade.

Quem pedir dinheiro sem permissão nas zonas da cidade incluídas na legislação – centro, áreas de compra e no exterior de instalações esportivas, entre outras – será punido com multas.

“É difícil saber no que resultará, testamos novas vias burocratizando e dificultando a atividade”, disse à televisão pública sueca “SVT” o prefeito da cidade, o social-democrata Jimmy Jansson.

A introdução dessa legislação municipal gerou críticas de várias organizações sociais que consideram que dessa forma a mendigagem está sendo discriminada.

Segundo veículos de imprensa locais, a polícia de Eskilstuna recebeu até agora oito solicitações para obtenção de permissão.

A legislação foi adotada em maio do ano passado pelo governo local, composto por sociais-democratas, liberais e conservadores, mas a entrada em vigor foi atrasada por conta da apresentação de uma queixa diante dos tribunais administrativos.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Colunista político e editor-chefe do Conexão Política; Fundador do Movimento Brasil Conservador. Brasileiro com orgulho, cristão por convicção, política por vocação.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites