Redes Sociais

Mundo

Suécia: Atentados e explosões aumentaram 45% em 2019

Thaís Garcia

Publicado

em

Suécia: Atentados e explosões aumentaram 45% em 2019 15
Imagem: Reprodução e Colagem

Segundo a polícia sueca, o número de ataques envolvendo explosivos e bombas entre janeiro e julho de 2019 aumentou 45%, em comparação com o mesmo período de 2018.

Estatísticas policiais recém-divulgadas revelaram que a Suécia sofreu um total de 83 ataques explosivos entre janeiro e julho de 2018, um número que subiu para 120 este ano, informou o canal sueco STV Nyheter.

Comparação de dados
Diferentes grupos na Suécia relataram números diferentes em relação ao número de explosões.

O STV Nyheter informou que em 2018, a Suécia teve pelo menos 157 explosões. No entanto, os números exatos ainda não estão claros. Pois, o Conselho de Prevenção ao Crime (BRÅ) relatou 108 ataques de destruição geral, causados por explosões no mesmo ano.

Por outro lado, o National Forensic Center (NFC) – outra organização que monitora ataques explosivos – informou que o número de casos em 2018 totalizou 255, com 196 ocorrendo até agora este ano. Anualmente, as estatísticas do NFC demonstram um aumento persistente. Em 2013, houve “apenas” 93 ataques.

Suécia: Atentados e explosões aumentaram 45% em 2019 16

Gráfico com as estatísticas apresentadas pelo NFC.

Aumento
Apesar dos números precisos diferirem de organização para organização, todas as organizações que mantêm uma contagem concordam que este ano viu substancialmente mais bombardeamentos e explosões, do que nos anos anteriores.

“Sim, infelizmente aumentou. Não sabemos o porquê, pode ser devido ao aumento da violência armada em nível nacional. Pode ser por ocorrer mais conflitos entre redes criminosas, mas é muito difícil saber”, disse o criminologista Sven Granath ao STV Nyheter.

A polícia disse que os tipos de explosivos usados mudaram ao longo dos anos, com granadas de mão sendo usadas com mais frequência em anos anteriores. Hoje em dia, eles informaram que explosivos, como a dinamite, estavam se tornando cada vez mais comuns.

Imigrantes e criminalidade
O número de casos envolvendo explosões na cidade de Malmö, rica em imigrantes, tem sido particularmente elevado nos últimos anos.

Em 2017, foram 58 casos, no ano passado foram 45 e, até o momento, em 2019, foram 23.

Apenas em junho deste ano, ocorreram três explosões Malmö, em apenas 24 horas.

 

Com informações, Voice of Europe.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites