Redes Sociais

Mundo

Shutdown: Donald Trump reforça a necessidade de um muro na fronteira dos EUA

Corina Furtado

Publicado

em

Imagem: Reprodução | CNN

O Presidente americano Donald Trump se pronunciou na 100º convenção anual da federação americana de fazendeiros que ocorreu em 14/01 para reforçar a necessidade da construção de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México – mesmo que novas pesquisas apontem que a maioria dos americanos se oponha à sua estratégia administrativa de conseguir verbas para a construção do muro em troca do fim do shutdown parcial do governo. O shutdown parcial ocorre desde 21/ 12 em resposta à reação do Partido Democrata no Congresso de votar contra o pedido de US$ 5.7 bi para a construção do muro feito pelo presidente americano. Na última sexta-feira 11/01, servidores federais não receberam seu salário semanal.

Resultados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Quinnipiac nesta segunda-feira revelam que 63% dos eleitores se opõe ao shutdown para forçar a construção do muro, enquanto 32% apoiam a decisão do presidente.Uma pesquisa mais antiga do Washington Post – ABC news apontou que 42% dos Americanos apoia a construção do muro, 9% a mais do que os 34% que apoiavam a sua construção ano passado.

Nenhum dos lados – Democratas ou Republicanos – dá sinais de que vai ceder. O líder das minorias no senado, Chuck Schumer, de NY, escreveu, via twitter,

“Presidente [Trump] está falando aos fazendeiros de Louisiana, mas o [Departamento de Agricultura Americano] não pode pagar o incentivo prometido durante durante o #TrumpShutdown. As novas provisões implementadas na Farm Bill. Fazendeiros não pode fazer empréstimos. Sr. Presidente: Se você quer ajudar fazendeiros, reabra o Governo.”

Presidente Trump, em seu discurso, reforçou que um muro na fronteira e controle imigratório mais rígido ajudaria fazendeiros, ao mesmo tempo que reduziriam o crime e a imigração ilegal. Trump disse ainda que

“quando tivermos a segurança apropriada, as pessoas não virão, a não ser que seja as pessoas que queremos que venham. Vocês [fazendeiros] precisam de ajuda nas suas fazendas.”

Enquanto a paralisação governamental segue, pouco se avançou para a resolução do impasse entre Democratas e Republicanos. Trump admitiu ter recusado uma proposta do senador Republicano Lindsey Graham pelo estado da Carolina do Sul, para reabrir o governo e continuar as negociações sobre o muro.

“Sim, eu rejeitei a proposta. Não estou interessado. Quero resolver a questão, não apenas atrasá-la.”, disse Trump.

Senador Chris Coons, senador Democrata pelo estado de Delaware acredita que o investimento responsável em tecnologia moderna pode até ser mais seguro do que o muro. Trump, em seu discurso na Louisiana apoiou o uso de drones e outras tecnologias para patrulhamento da fronteira, mas reforçou que não há substituto para o muro.

Com informações, Fox News

Professora de Inglês, pesquisadora na área de Linguística Aplicada e bacharel em Direito. Nordestina, conservadora e apaixonada por política.

Publicidade
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoiar

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites