Redes Sociais

Mundo

SCI Pharmtech estima pelo menos 6 meses para reconstruir fábrica de insumos para a hidroxicloroquina danificada por incêndio

A empresa estimou US $ 21,31 milhões em pedidos perdidos no primeiro trimestre

Thaís Garcia

Publicado

em

As ações da fabricante de medicamentos SCI Pharmtech despencaram nesta semana após uma explosão iniciar um incêndio no domingo (20), na fábrica da empresa no distrito de Lujhu, Taoyuan, em Taiwan, matando um trabalhador filipino e causando cerca de TWD $ 800 milhões (US $ 28,05 milhões) em perdas.

O incêndio começou por volta do meio-dia (horário local), quando as linhas de produção estavam processando soluções químicas, disse a empresa com sede em Taoyuan. Por causa dos produtos químicos armazenados na usina e ventos fortes, o incêndio logo se espalhou para as fábricas de outras quatro empresas.

O porta-voz da SCI Pharmtech, Deiter Yang, disse em uma entrevista coletiva na segunda-feira (21) que um trabalhador filipino morreu devido a queimaduras que cobriram 90% de seu corpo. Outro funcionário, um taiwanês, recebeu alta do hospital depois de ser tratado por queimaduras na mão, disse Yang.

Leia também: Explosão causa incêndio na segunda maior fábrica do mundo de matéria-prima para a hidroxicloroquina

A empresa estimou cerca de TWD $ 800 milhões (US $ 28,05 milhões) em perdas devido aos danos à sua fábrica, mas acrescentou que deve conseguir obter uma indenização total das seguradoras. Ainda assim, levaria pelo menos seis meses para reconstruir a fábrica, já que a maioria das linhas de produção foram danificadas pelo incêndio.

A SCI Pharmtech estimou outros TWD $ 600 milhões (US $ 21,31 milhões) em pedidos perdidos no primeiro trimestre, disse Yang. A empresa tem cerca de TWD $ 250 milhões (US $ 8,87 milhões) em produtos acabados, mas precisa avaliar sua qualidade após o incêndio, acrescentou.

A fábrica de Lujhu emprega cerca de 270 trabalhadores, que receberão todos os pagamentos até o feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro, disse Yang.

Como a produção está suspensa, a empresa vai avaliar se precisa adotar programas de folga obrigatória.

O incêndio também danificou as fábricas de Tao Yuan Paper Manufacturing, Tung Yang Machine Industry, Gwo Chern Industrial e Hong Li International Knitting. A SCI Pharmtech está aguardando relatórios de danos das quatro, antes de determinar a compensação, segundo Yang.

A empresa tem TWD $ 30 milhões (US $ 1,06 milhões) em reivindicações de seguro de responsabilidade civil por danos às fábricas próximas, acrescentou.

Uma subsidiária do conglomerado local Mercuries & Associates Ltd e liderada pelo presidente Wong Wei-chyun, a SCI Pharmtech produz ingredientes farmacêuticos ativos para a produção da hidroxicloroquina (HCQ) e é a segunda maior fornecedora de matéria-prima de HCQ do mundo.

A empresa registrou receita acumulada de TWD $ 2,61 bilhões nos primeiros 11 meses deste ano, um aumento de 18,19% em relação a TWD $ 2,21 bilhões no mesmo período do ano passado, graças aos embarques constantes de ingredientes farmacêuticos ativos para hidroxicloroquina – um medicamento usado para tratar ou prevenir a malária, lúpus, artrite reumatoide, bem como para o tratamento precoce de covid-19 – e vendas estáveis ​​de outros insumos usados ​​em medicamentos para tratar epilepsia e depressão.

O lucro líquido nos três primeiros trimestres deste ano foi de TWD $ 638,92 milhões (US $ 22,69 milhões), em comparação com TWD $ 481,6 milhões (US $ 17,1 milhões) no mesmo período do ano passado, mostraram dados da empresa.

Até dia 21/12, as ações da empresa haviam subido 2,75% este ano, desempenho inferior ao da bolsa principal, que subiu 19,9%, mostraram dados da Bolsa de Valores de Taiwan.

Com informações, Taipei Times.

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites