Redes Sociais

Espanha

Rei espanhol Juan Carlos (81) se aposenta oficialmente

Thaís Garcia

Publicado

em

Reuters

O rei emérito Juan Carlos se retira da vida pública. Exatamente 5 anos após anunciar sua intenção de renunciar ao trono, o pai do Rei Felipe VI se aposentará oficialmente em 2 de junho, anunciou hoje a família real espanhola.

Em uma carta a seu filho Felipe e publicada no site do tribunal, Juan Carlos afirma que depois de cinco anos é hora de um novo capítulo em sua vida. Segundo o ex-chefe de Estado, ele tomou esta decisão no ano passado, depois de celebrar seu 80º aniversário e o 40º aniversário da constituição espanhola.

“Com uma convicção bem ponderada, expressei hoje o desejo de dar esse passo e interromper todas as atividades institucionais em 2 de junho…Eu tomo essa decisão como um pai orgulhoso e com muito carinho. Um grande abraço do seu pai”, disse Juan Carlos na carta publicada.

Desde a sua abdicação em 2014, o número de aparições públicas do rei emérito Juan Carlos tem sido limitado. O sucessor Felipe VI preferiu manter seu pai à distância por causa dos muitos escândalos em série e a possível evasão fiscal associada a Juan Carlos.

O estado de saúde de Juan Carlos também é preocupante. No início deste ano, foi anunciado que ele havia passado por uma cirurgia de câncer de pele.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Cristã e Correspondente Internacional na Europa.

alan correa criação de sites