Redes Sociais

China

Protesto em Hong Kong atrai milhares de pessoas contra lei de extradição que pode perseguir críticos ao governo chinês

Redação

Publicado

em

Protesto em Hong Kong atrai milhares de pessoas contra lei de extradição que pode perseguir críticos ao governo chinês 20
Imagem: REUTERS / Thomas Peter

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Hong Kong neste domingo para protestar contra uma nova lei de extradição que permitiria à China extraditar suspeitos do território autônomo para enfrentar as acusações na China continental.

A alegação principal que move o protesto é de que a lei poderia fazer com que o governo chinês tire qualquer pessoa de Hong Kong por razões políticas ou por qualquer tipo de ofensa.

A cidade era uma antiga colônia britânica que foi devolvida à China em 1997 sob a condição de que tivesse um sistema legal separado. Este projeto de lei pode mudar isso.

Os organizadores dizem que mais de 500.000 pessoas compareceram, com os manifestantes vestidos todos de branco, com gritos de ordem como: “renunciar” e “arquivar a lei do mal”.

O protesto ocorre três dias antes do governo de Hong Kong planejar a aprovação do projeto até o final do mês, segundo a Reuters.

Um dos manifestante carregava uma placa que dizia “vamos tornar Hong Kong grande de novo”, com uma foto do presidente Trump demitindo a diretora executiva de Hong Kong, Carrie Lam, que tem o poder de revogar a lei.

Governos estrangeiros, incluindo os EUA, criticaram o projeto por temer que isso possa afetar o Estado de Direito e os mercados financeiros de Hong Kong.


O Conexão Política é um portal de notícias independente. Ajude-nos a continuarmos com um jornalismo livre, sem amarras e sem dinheiro público » APOIAR

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

O Conexão Política é um portal de notícias independente — compromissado em transmitir os fatos. Analisamos e cobrimos os principais assuntos da política. Contribua: apoia.se/conexaopolitica

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites