Redes Sociais

Mundo

Pesquisa revela que alemães acreditam que Donald Trump é uma ameaça maior do que Putin, Kim Jong-un e Xi Jinping

Thaís Garcia

Publicado

em

Pesquisa revela que alemães acreditam que Donald Trump é uma ameaça maior do que Putin, Kim Jong-un e Xi Jinping 15
Imagem: Getty

Uma pesquisa recente revelou que 41% dos alemães pensam que o presidente Trump é mais perigoso do que o presidente russo Vladimir Putin, ou ditadores como Kim Jong-un e Xi Jinping, que lideram os regimes comunistas da Coreia do Norte e da “República” Popular da China.

Segundo a pesquisa YouGov, 17% dos alemães disseram que o ditador norte-coreano era a maior ameaça, seguido pelo presidente russo Vladimir e pelo líder supremo do islâmico Irã Ali Khamenei, ambos empatados em 8%.

O líder comunista da China, Xi Jinping, foi considerado o “menos ameaçador”, com apenas 7% listando o ditador chinês como sua maior preocupação, apesar do arsenal nuclear de seu governo e da propensão a incremento em massa de dissidentes e minorias problemáticas.

A pesquisa YouGov, encomendada pela agência de notícias alemã Deutsche Presse-Agentur (DPA), entrevistou 2.024 pessoas na Alemanha entre 16 e 18 de dezembro.

Uma pesquisa semelhante realizada no ano passado na Alemanha, omitindo Khamenei e Xi, revelou que 48% listaram Trump como sua maior preocupação.

OTAN
As tensões entre os Estados Unidos e a Alemanha aumentaram depois que Donald Trump pressionou a Alemanha e outros membros da OTAN a cumprir suas obrigações de gastos militares, o que muitos, inclusive a Alemanha, não cumpriram.

Durante a cúpula da OTAN em julho de 2018, o presidente americano, Donald Trump, criticou a Alemanha por assinar um acordo maciço de gás com a Rússia, enquanto exigia que os Estados Unidos protegessem a Alemanha da agressão russa.

“É muito triste quando a Alemanha faz um grande acordo de petróleo e gás com a Rússia, onde deveríamos estar em guarda contra a Rússia, e a Alemanha paga bilhões e bilhões de dólares por ano à Rússia. Estamos protegendo a Alemanha, estamos protegendo a França, estamos protegendo todos esses países”, disse o presidente Trump.

Atualmente, apenas os Estados Unidos, Grécia, Estônia, Reino Unido, Romênia, Polônia e Letônia cumprem suas obrigações de gastos da OTAN, o que exige que os membros gastem pelo menos 2% do PIB em gastos com defesa.

A Alemanha está gastando apenas 1,36% do PIB em defesa, bem abaixo das obrigações da OTAN, apesar de ter a maior economia da Europa.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

alan correa criação de sites