Redes Sociais

Mundo

Partido Islâmico Ennahdha lidera eleições parlamentares na Tunísia, de acordo com pesquisas de boca de urna

Thaís Garcia

Publicado

em

Partido Islâmico Ennahdha lidera eleições parlamentares na Tunísia, de acordo com pesquisas de boca de urna 20
Imagem: Arquivo/Sheikh Rachid Ghannouchi

O partido islâmico Ennahdha, de Rached Ghannouchi, lidera as eleições parlamentares na Tunísia de acordo com as pesquisas de boca de urna. As duas pesquisas publicadas na noite de domingo (6) colocaram Ennahdha na liderança, com 40 dos 217 assentos.

O segundo lugar fica com Qalb Tounes, o partido do candidato presidencial Nabil Karoui. De acordo com as pesquisas, o partido ganhará de 33 a 35 assentos.

Ennahdha e Tounes dizem que venceram as eleições. O movimento Karama, do muçulmano Seifeddine Makhlouf, ficou em terceiro nas pesquisas, conquistando 17 a 18 cadeiras.

Grande fragmentação
Se os resultados das pesquisas forem confirmados, a fragmentação no parlamento será muito grande.

No total, havia mais de 1.500 listas e mais de 15.000 candidatos, para os 217 assentos do parlamento da Tunísia. Um terço das listas são de independentes, o que obscurece ainda mais o cenário político já dividido no país do norte da África.

O maior partido terá dois meses para formar um governo que deve receber a maioria de 109 votos no parlamento. Se isso falhar, o presidente pode nomear um primeiro-ministro que, em seguida, terá dois meses para formar um governo que receba o apoio da maioria no parlamento.

Eleições na Tunísia
As eleições parlamentares na Tunísia ocorrem três semanas após o primeiro turno das eleições presidenciais e uma semana antes do segundo turno. As eleições presidenciais estavam originalmente marcadas para novembro, mas foram antecipadas depois que o presidente Beji Caid Essebsi morreu, no final de julho deste ano.

O segundo turno é entre Kaís Saíed – um acadêmico independente que se destacou como vencedor no primeiro turno – e o magnata da mídia, Nabil Karoui.

Um bom resultado para o partido de Karoui, o Qalb Tounes, será a sua vantagem. Seu oponente Saïed recebe o apoio de Ennahda, pois o candidato do partido islâmico Ennahdha não passou para o segundo turno.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites