Redes Sociais

Mundo

O “Manual para Sacerdotes com Filhos” do Vaticano

Thaís Garcia

Publicado

em

O “Manual para Sacerdotes com Filhos” do Vaticano 20
Imagem: Reuters

Embora os padres se comprometam a aderir ao celibato, há uma diretriz interna no Vaticano sobre como lidar com padres que conceberam filhos. Isso foi descoberto pelo irlandês Vincent Doyle, um psicoterapeuta, que é filho de um padre. O Vaticano confirmou a existência do documento ao New York Times.

Doyle tinha 28 anos, quando ouviu de sua mãe, que o padre católico romano, que era seu padrinho, também era seu pai biológico. Ele montou um grupo global de ajuda para filhos de padres que, como ele, de uma forma involuntária, foram envolvidos em escândalos da igreja. Esse grupo, a Coping International, é seguido por 50.000 pessoas em 175 países.

Em sua luta pelo reconhecimento dos filhos dos padres, Doyle recebeu um documento interno com orientações de um arcebispo em 2017. Ele não foi autorizado a copiá-lo, mas para Doyle, a existência do mesmo era a prova de um novo escândalo na Igreja Católica. “Porque há filhos de padres em todo lugar.”

Essas crianças vêm de um relacionamento de um padre com uma freira ou uma mulher de fora da igreja, ou são o resultado de abuso ou estupro.

Responsabilidades
A proteção da criança é fundamental no documento interno. Um padre com um filho recebe o “pedido” para sair e assumir suas responsabilidades como pai. Mas, ao mesmo tempo, esse pedido pode ser ignorado, porque um padre não pode ser forçado a deixar seu sacerdócio.

Regimento Interno
Atualmente, a Igreja Católica da Irlanda tem suas próprias diretrizes, que foram elaboradas em colaboração com Vincent Doyle. De acordo com essas diretrizes, os padres não são obrigados a renunciar, mas devem assumir suas responsabilidades como pai, tanto pessoal como no âmbito legal, moral e financeiro.

Reunião no Vaticano
A Igreja Católica Romana tem sido confrontada com escândalos de abusos sexuais contra crianças durante anos. Esta semana, o Papa Francisco convocou bispos de todo o mundo para uma reunião no Vaticano, onde discutirão a importância da proteção de crianças. A reunião contará também, com a presença de Vincent Doyle, que levantará o tema “Filhos de Padres”.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites