Redes Sociais

Mundo

Netanyahu dá ultimato ao Irã: “Tente e será a última comemoração da Revolução Iraniana.”

Athos Menezes

Publicado

em

Netanyahu dá ultimato ao Irã: "Tente e será a última comemoração da Revolução Iraniana." 19
Abir Sultan | Agência Lusa

O primeiro-ministro de Israel realizou um pronunciamento oficial em resposta a uma ameaça feita por Yadollah Javani, vice-chefe de assuntos políticos da Guarda do Irã, que disse em um comício comemorativo do 40º aniversário da revolução islâmica que iria destruir Tel Aviv e Haifa.

“Eu não ignoro as ameaças do regime iraniano, mas também não estou impressionado com elas”, disse Netanyahu em uma declaração transmitida em todas as redes sociais: “Se este regime cometer o terrível erro e tentar destruir Tel Aviv e Haifa, não terá sucesso, mas será o último Dia da Revolução que eles vão celebrar. Eles devem levar isso em conta.”

Centenas de milhares de iranianos marcharam e alguns queimaram bandeiras dos EUA para marcar o 40º aniversário da revolução na segunda-feira, quando Teerã mostrou mísseis balísticos em desafio aos esforços dos EUA para conter seu poderio militar.

Soldados, estudantes, clérigos e mulheres vestidas de preto segurando crianças pequenas lotaram as ruas do Irã, muitas delas com retratos de Ayatollah Ruhollah Khomeini, o clérigo xiita que derrubou o Xá em uma revolta islâmica.

Em 11 de fevereiro de 1979, o exército iraniano declarou sua neutralidade, abrindo caminho para a queda do Xá Mohammad Reza Pahlavi, apoiado pelos EUA.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Clássico, Patriota, Cristão e Honesto. Tudo aquilo que o outro lado não gosta!

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites