Redes Sociais

Mundo

Em Montenegro, milhares de manifestantes protestam contra presidente socialista Djukanovic

Thaís Garcia

Publicado

em

Em Montenegro, milhares de manifestantes protestam contra presidente socialista Djukanovic 16
AP | Risto Bozovic

Neste último sábado, 2, milhares de manifestantes tomaram pela terceira semana consecutiva, as ruas de Podgorica, capital de Montenegro, exigindo que o presidente Milo Djukanovic e seu governo do Partido Democrático dos Socialistas (DPS) renunciem por motivos de corrupção, nepotismo, abuso de poder e acordos financeiros obscuros.

Tanto Djukanovic quanto o DPS, negaram as alegações.

Partido Democrático dos Socialistas

O DPS é um partido de esquerda e sucessor da Liga dos Comunistas de Montenegro. Desde a sua fundação, em 1991, é o partido dominante em Montenegro, tendo vencido todas as eleições realizadas no país, e tem governado desde então.

Escândalos de corrupção

Os protestos começaram, depois que imagens vieram à tona em janeiro, em que o banqueiro Dusko Knezevic e ex-aliado de Djukanovic, aparecia entregando mais de US $ 100 mil para a campanha eleitoral do partido DPS, em 2016.

De acordo com o Balkan Insight, outro vídeo divulgado pelo próprio Knezevic, mostrou uma autoridade do banco central aparentemente exigindo um suborno, para impedir que inspetores investigassem um dos bancos de Knezevic.

Knezevic alega que esteve secretamente financiando o Partido Democrata dos Socialistas por 25 anos. Disse também, que vai produzir mais provas sobre os alegados negócios obscuros por Djukanovic e seus aliados.

Promotores montenegrinos acusaram o banqueiro Knezevic de fraude e lavagem de dinheiro, porém o acusado conseguiu fugir para a Grã-Bretanha.

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Correspondente Internacional na Europa. Cristã, casada, mãe e bacharel em Relações Internacionais.

Parceiros

Publicidade

alan correa criação de sites