Redes Sociais

Mundo

Mesmo sem Trump, Pence participará da posse de Joe Biden

Raul Holderf Nascimento

Publicado

em

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, vai participar da posse do democrata Joe Biden no dia 20 de janeiro, segundo informações de interlocutores da mídia norte-americana.

O atual presidente do país, Donald Trump, já afirmou que não vai comparecer à cerimônia, sendo o quarto presidente americano a não participar do evento.

Ao longo dos 244 anos de história dos Estados Unidos, três presidentes não participaram da posse de seu sucessor: John Adams em 1801, John Quincy Adams em 1829 e Andrew Johnson em 1869.

Briga interna 

Segundo um importante assessor do Congresso do Partido Republicano, que falou com alguns portais conservadores sob condição de anonimato, a relação Trump-Pence é “como água e óleo”.

Ainda de acordo com ele, Donald Trump está muito “magoado” e “chateado” com tudo o que vem acontecendo.

Por fim, essa fonte assegurou que mesmo insistindo para Pence “fazer a coisa certa”, Trump já sabia o que Pence pretendia. E enquanto o presidente americano discursava, Pence divulgou uma carta ao Congresso assegurando sua conclusão de que um vice-presidente não pode reivindicar “autoridade unilateral” para rejeitar os votos eleitorais dos estados contestados.

Jornalista, professor e comentarista político. Cobre os bastidores de Brasília no Conexão Política.