Redes Sociais

Mundo

Ivan Marquez, ex-FARC, anuncia retorno da luta armada na Colômbia

Ele ainda diz que o grupo buscará alianças com a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN).

Redação

Publicado

em

Reprodução | Youtube | EuroNews

O ex-número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), reapareceu nesta quinta-feira (29) em um vídeo anunciando uma nova etapa da luta armada na Colômbia.

Ivan Marquez postou um vídeo na plataforma YouTube, juntamente com outros ‘soldados’, todos vestidos com roupa camuflada militar e lendo o manifesto: “enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer.”

No vídeo, Ivan diz que a volta da luta armada “é a continuação da luta de guerrilha em resposta à traição do Estado ao acordo de paz [de 2016].”

Ele ainda diz que o grupo buscará alianças com a guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) e não usará pedidos de resgate [de pessoas sequestradas] como fonte de financiamento.

O presidente do partido Força Comum Alternativa Revolucionária (partido que surgiu após o acordo de paz) nega a retomada da luta armada.

“A grande maioria continua comprometida com o acordo, apesar de todas as dificuldades e perigos. Estamos com a paz.”

Porém, um dos líderes do ELN no departamento do Chocó, no oeste da Colômbia, conhecido como Uriel, saudou a iniciativa.

“Quando as vias legais estão fechadas para as transformações profundas a resistência armada para transformar essa realidade é uma alternativa válida. Saudamos o pronunciamento de Iván Márquez, Jesús Santrich, El Paisa e outros colegas que reintegram essa forma de resistência popular.”

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Conexão Política é um jornal digital inteiramente compromissado com a cobertura e análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | [email protected]

alan correa criação de sites