Internacional

Militar da FAB morto na Segunda Guerra é homenageado na Itália

No último domingo (3), a Prefeitura de Rodano, cidade localizada a 15 quilômetros de Milão, realizou cerimônia para relembrar um herói brasileiro: o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio. O militar foi abatido pela antiaérea inimiga durante a Segunda Guerra Mundial, no céu de Rodano.

A cerimônia contou com a presença da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate.

Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras.

O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli, e a Prefeita de Rodano, Roberta Maietti, colocaram uma coroa de flores ao pé do monumento erguido em homenagem ao herói brasileiro.

Em seu discurso, a Prefeita disse que a morte do Tenente Aurélio é muito significativa para a população de Rodano.

“Simboliza o altruísmo do povo brasileiro, representado pelo jovem piloto militar que atravessou o Oceano Atlântico e veio lutar pela libertação de um povo que não era o seu, e doou sua vida em prol de pessoas que ele nem conhecia”, disse Maietti.

O Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais, aluno do Curso de Altos Estudos de Defesa na Itália, prestigiou a cerimônia ao lado de sua família.

“O sacrifício do Tenente Aurélio é um legado de coragem e honra”, declarou o Coronel Aviador de Morais.

Também esteve presente o Suboficial da Reserva, Wagner Célio Maia, que programou as férias de sua família para poder prestigiar o evento em Rodano.

“Participar dessa cerimônia é como voltar no tempo e reviver a saga daqueles heróis que honraram o nome do Brasil e da Força Aérea Brasileira aqui na Itália, além de prestar uma justa homenagem ao Tenente Aurélio e a todos que lutaram pelo nosso país”, ressaltou o Suboficial da Reserva.

A Adidância retribuiu as homenagens prestadas à coragem e ao sacrifício do piloto com uma placa de agradecimento.

Com informações, Ministério da Defesa – Força Aérea Brasileira