Redes Sociais

Israel

Trump anuncia plano histórico para criação de estado palestino; Jerusalem fica em Israel

Guilherme L. Campos

Publicado

em

Trump anuncia plano histórico para criação de estado palestino; Jerusalem fica em Israel 15

O presidente Donald Trump acabou de anunciar na Casa Branca um plano histórico de paz para o Oriente Médio com a  criação do Estado da Palestina com o dobro do território que tem hoje. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) com a presença do Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e representantes de países muçulmanos, como o embaixador de Omã.

O plano determina um congelamento por quatro anos para novos assentamentos israelenses na faixa de Gaza, mas reconhece os já existentes na região.

O documento de 50 páginas traz grandes concessões aos palestinos, o que surpreendeu um número grande de analistas. O plano vem sendo desenhado há três anos sob liderança do genro do presidente, Jared Kushner.

Segundo a Associated Press, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e seu principal opositor político nas eleições de março, Benny Gantz, assinaram o plano.

Durante o discurso de anúncio feito por Trump, com a criação do Estado Palestino nos parâmetros definidos pelo plano, a pobreza do país deverá ser reduzida pela metade, o plano também permitirá dobrar e até triplicar o PIB do país, um milhão de novos empregos deverão ser gerados aos palestinos.

O plano estima a injeção de US$ 50 bilhões na Palestina e a garantia da instalação de uma embaixada americana na capital do novo país caso o processo seja conduzido em paz. O acesso dos muçulmanos à mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalem, será garantido.

O novo Estado Palestino, segundo o plano, vai consistir das regiões de Gaza e Cisjordaniana, conectadas por túneis.

Jerusalem continua sendo a capital indivisível de Israel, segundo o presidente americano.

Trump anuncia plano histórico para criação de estado palestino; Jerusalem fica em Israel 16

Ajude-nos a mantermos um jornalismo LIVRE, sem amarras e sem dinheiro público. APOIAR »

Católico, Conservador, Correspondente Internacional, Observador Político e criador do 'The Right Talking'. Atualmente vive no estado da Pensilvânia, Estados Unidos.

Parceiros

alan correa criação de sites